Biografia MC Marechal

Rodrigo Vieira (Niterói, 22/09/1981), mais conhecido pelo nome artístico MC Marechal é um rappercompositorprodutorapresentador e ativista brasileiro. Iniciou sua carreira como MC no ano de 1998, tendo participado do extinto Quinto Andar e atualmente segue carreira solo.
 

CARREIRA

Iniciou sua carreira em batalhas de MCs no ano de 1998, nas quais se destacava. Após, integrou o extinto grupo de rap Quinto Andar em 1999, junto com artistas como De Leve e Shawlin. No entanto, foi o primeiro a deixar o grupo, para seguir carreira solo; gravou com Marcelo D2 e Fernandinho Beatbox a música “Loadeando”, que alcançou destaque nacional.
 
 Conhecido nacionalmente por compor letras de espírito diferente da maioria dos rappers, Marechal ficou mais conhecido em 2005, quando entrou em uma rixa com o rapper paulistano Cabal. Começou com Marechal gravando “Sua Mina Ouve Meu Rap”, tendo a resposta por “Temporada de Caça” por C4bal
 
 
A rixa começou a ganhar ares mais pesados com as canções “Vai Tomar no Cú, Cabal” e “Foda-se Dichinelo”, de Marechal & Gutierrez e Cabal e P Rima, respectivamente. Está em um projeto para o lançamento de um álbum a quase uma década; no entanto, o single “Espírito Independente” foi o seu primeiro trabalho. Marechal tem diversas afiliações com MCs, assim como Gutierrez, Marcelo D2Rashid.
 
 MC Emicida, lançou o EP Sua Mina Ouve Meu Rap Também, que faz alusão a letra escrita por Marechal onde ele ataca o rapper Cabal. Conhecido por usar frequentemente a frase Um Só Caminho, que é uma de suas ideologias, Marechal também exerce a profissão de produtor musical.

PROJETO LIVRAR

Em parceria com Janaína Michalski, Marechal criou, em 2012, o projeto a que deu o nome de Livrar, que distribui livros de autores independentes pelo Brasil em seus shows. Fazendo uso da sua representatividade no RAP para fortalecer a importância da literatura. Segundo o próprio, “LIVRAR” é a união dos termos “livro” e “levar”.
 
Funciona assim: o autor que quer disponibilizar seus livros faz um simples cadastro na internet e se responsabiliza a entregar certa quantidade de livro ao Marechal, quando ele estiver na cidade do autor; Marechal leva alguns livros de outros autores independentes e troca pelos do autor em questão.
“Minha intenção é praticar o que eu falo nas letras das músicas. Acredito que a literatura é tão importante quanto a música, mas quase sempre a música tem mais promoção que a literatura. Pensei em aproveitar a visibilidade que tenho no RAP  para também passar a mensagem dos livros, compartilhando meu espaço artístico com outras vertentes”, diz o rapper.

UM SÓ CAMINHO

A ideologia Um Só Caminho, muito divulgada por Marechal, pode ser resumida em respeito, lealdade e disciplina, sem discípulos e sem hierarquia, a união de todos esses “caminhos” em defesa de um único objetivo.
Marechal preferiu divulgar seus ideais, que vão contra o domínio do sistema sobre tudo, desde o tipo de comida ou bebida até os programas de televisão e músicas que farão sucesso, antes de focar em lançar um disco ou divulgar seus singles pelas rádios do país, tornando-se um dos poucos que acredita que o rap ainda é música de mensagem.
 O que levou muitos a seguirem seu trabalho tanto pela sua ideologia como pelas suas músicas.
 Estas que sempre falam da necessidade do ser-humano atual se desvencilhar de todas as coisas que as redes televisivas impõe como necessário e buscar o que realmente os agrade, já que não existe muitos que sejam críticos nos dias de hoje.
Facilitando para que as próprias gravadoras decidam quem vai fazer sucesso e o que será divulgado pelos artistas, fazendo com que estes abdiquem muitas vezes de fazer o que realmente gosta em troca do sucesso que as gravadoras podem proporcionar e das facilidades que conseguirá com isso.
 

ALGUNS DE SEUS SONS E PARTICIPAÇÕES

 
Isso é tudo galera, espero que tenham gostado!
Acompanhe-nos nas nossas redes sociais:
 
 
 
Site Skate no Comando: http://skatenocomando.com
 
 
É nóis galera, aproveitem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *